quinta-feira, 7 de maio de 2009

A matemática e a História



 “Os números inteiros” 





 Determinar com exatidão a origem dos números na história da humanidade é algo nada fácil. O que se sabe é que à medida que o homem se organizava e deixava sua vida nômade para se dedicar em organizar a vida em grupos, iniciou-se a vida em sociedade; e com ela a necessidade de representar numericamente suas conquistas, suas perdas e suas posses. Percebeu-se então a necessidade de representar esses números por meios de grupos específicos, o que hoje conhecemos como conjuntos numéricos. 




 Os Números Inteiros são os números naturais positivos, aqueles que tivemos nosso primeiro contato nos anos iniciais de nossa vida escolar, e seus opostos; ou seja, os números negativos. Podemos representá-los assim : N = { ... – 3 , – 2 , – 1 , 0 , +1 , + 2 , + 3 ...}

 Podemos ver os números inteiros quando “equipes jornalísticas” comentam as previsões do tempo por meio de temperaturas positivas e negativas ao redor do mundo. Pense nas temperaturas de lugares como a Rússia e a África. Lá estão os números inteiros. Onde mais? Ao ver um comentarista esportivos analisar a tabela do campeonato e comentar os saldos de gols dos times que participam daquela competição. Alguns times com saldo de gols positivos e outros com saldo de gols negativos. 


É isso. Beijo e seja feliz!






Nenhum comentário:

Postar um comentário