quarta-feira, 27 de abril de 2011

O que é respeito?


Hoje me deparei pensando... o que é respeito?

Procurei no dicionário e um das definições que mais me fez pensar foi:

" sentimento que leva alguém a tratar outrem ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração, reverência " (segundo o dicionário Houaiss)

Agora você talvez esteja se perguntando, por que desse momento filosófico?

Fiquei pensando em algo que aconteceu hoje na escola, e me permita meu caro leitor repartir com você meu momento.

Entrava eu para a última aula do período vespertino. Sala de 7° Ano.
Entrei ao som de vaias. Tímidas, temerosas, mas vaias. O motivo: a sala "achou" que a professora, (no caso essa que vos escreve) havia faltado.

Que decepção! " Ela veio"..." Que saco, agora não iremos mais para a quadra..."

Fiz ouvidos surdos, dei um boa tarde. Confesso que tímido e talvez com um entusiasmo bem menor que o costumeiro, afinal ainda estava sob o efeito da tão calorosa acolhida que recebi.

Cumpri o que havia planejado para minha aula. Ao final, soando o sinal, aquela alegria louca, carteiras arrastadas, gargalhadas e alguns "tchau pro".

Sozinha, olhei a sala, o quadro branco com todas as minhas frações e seus equivalentes decimais, tão relacionados ao dia-a-dia como se pede a moderna educação....

Mas e o respeito? Será que ele está fora de moda? Ou será que deixou de ser pedagogicamente correto?

Mais uma vez, falando aos botões, conclui: "vai ver a definição de respeito já não é a mesma que aprendi com meus pais e meus avós, pelos sermões e pelos exemplos."

Mas não. A definição não mudou não. Antes tivesse mudado, eu com certeza procuraria me adequar.

O que mudou foi que nem todos tiveram o sermão e o exemplo que meus pais e avós me deram.

O que mudou também foi o conceito de filhos e pais. Pais que estão a ponto de terceirizar os filhos. Pagam pra escola educar os filhos, pagam a escola de natação, pagam o inglês, pagam o violão, pagam o grupo de escoteiros, pagam o professor particular e pagam a empregada da família para ficar com esses filhos ao final de semana, pois eles pais estarão ocupados demais para ficar com seus filhos.

Esqueceram porém de pagar alguém que pudesse ensinar seus filhos a abrir o dicionário, ler a definição do que é respeito. E, mais importante ainda, MOSTRAR com ações como é que se demonstra isso.

Aos educadores que ainda acreditam na educação, parabéns. A você que como eu está em um momento reflexivo, que Deus nos oriente. Amém.

Seja feliz.

Cris

3 comentários:

  1. Cris, estamos em sintonia. Apesar da distância, as nossas visões sobre este mundo mantém-se sempre próximas. E como me vejo nestes momentos reflexivos! E assim vamos nós, "caminhando e cantando e seguindo a canção..." E que Deus nos fortaleça também! Adorei o texto, só aumentou a saudade das nossas conversas pedagogicamente corretas ou fora do real rsss
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Professora,
    Eu acho que você tem muita razão disso! Todos na minha sala são assim....Eu acho que você está falando dela...
    Os alunos estão tendo muita falta de respeito com os professores, Concordo muito com você!
    Beijos e tchau

    ResponderExcluir
  3. Esse comentario de cima ^
    É da sua aluna: Luisa L.

    ResponderExcluir